Algumas ferramentas possuem arredondamento na ponta que entra em contato com o material no momento da usinagem, e quando temos essa situação, precisamos ativar a compensação de raio na programação para que o perfil não fique com nenhuma linha não conforme. O motivo de precisar ativar esta compensação é muito simples de entender, o comando da máquina interpreta uma ponta formada pela intersecção de duas linhas imaginárias, uma é perpendicular ao eixo da máquina e a outra é paralela conforme mostra a figura a seguir:
A próxima figura mostra que quando a peça a ser usinada tem linhas perpendiculares e linhas paralelas ao eixo da máquina, não ha a necessidade de ativar a compensação de raio, pois ha uma coincidência dos pontos (o ponto teórico e o de ponto de contato) com as linhas.
Então quando é necessário ativar a compensação?
É somente necessário quando temos linhas em ângulo (chanfros, cones, etc.) ou linhas circulares (arredondamentos, raios, esferas, etc), pois o comando executa os movimentos da ferramenta pelo ponto teórico e estes movimentos não sendo paralelos ou perpendiculares, teremos uma linha não conforme, pois como mostra as próximas figuras, ficará na usinagem uma superfície não de acordo com o programa.
Exemplo com linha em ângulo
Exemplo com linha circular
As linhas destacadas em vermelho mostram que o espaço vazio que existe entre a ferramenta e o ponto teórico deixa um sobre-metal indesejado. Situações como estas são resolvidas utilizando as funções de compensação de raio da ponta da ferramenta. Estas funções são as seguintes:
G40 = Desativa a compensação;
G41 = Ativa a compensação à esquerda do perfil;
G42 = Ativa a compensação à direita do perfil.
A Figura 1 a seguir mostra um exemplo de compensação à direita do perfil, se você imaginar um sujeito observando a ferramenta por trás da sua trajetória, verá que a sua mão direita esta do mesmo lado que a mesma. No entanto, a Figura 2 mostra o sujeito com a mesma visualização, mas perceba que a mão esquerda é que esta do mesmo lado que a ferramenta, neste caso a compensação é à esquerda do perfil.
G41 = Ativa a compensação à esquerda do perfil;
G42 = Ativa a compensação à direita do perfil.
A Figura 1 a seguir mostra um exemplo de compensação à direita do perfil, se você imaginar um sujeito observando a ferramenta por trás da sua trajetória, verá que a sua mão direita esta do mesmo lado que a mesma. No entanto, a Figura 2 mostra o sujeito com a mesma visualização, mas perceba que a mão esquerda é que esta do mesmo lado que a ferramenta, neste caso a compensação é à esquerda do perfil.
Figura 1
Figura 2
É quando é um arco no centro da peça?por exemplo uma polia, com ferramenta frontal?obrigado
ResponderExcluirÉ quando é um arco no centro da peça?por exemplo uma polia, com ferramenta frontal?obrigado
ResponderExcluirsalve amigo, so me tira uma duvida por favor....e se a torre for dianteira????
ResponderExcluirNa verdade nada muda, a visão para a programação acompanha o giro do eixo. Mas como confunde um pouco isso aí, entao é só inverter; G2 na torre traseira é G3 na dianteira; g42 na traseira é G41 na dianteira.
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluireitaaa
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